Artigo - Ouro Safra
Maçã: Importações são as menores em seis anos.
Na parcial do ano (janeiro a julho), a entrada de maçãs frescas ficou limitada no Brasil, sendo registrado o menor gasto com importações da fruta nos últimos seis anos (desde 2013). De acordo com a Secretária de Comércio Exterior (Secex), o volume importado da fruta foi de 33,7 mil toneladas, queda de 3% frente ao mesmo período do ano passado. Os gastos se reduziram ainda mais: 7% na mesma comparação, somando apenas US$ 31,5 milhões (FOB).

Em parte, esse resultado pode estar associado aos menores fornecimentos do Chile e da Argentina, alguns dos principais exportadores da fruta ao Brasil – já que o setor de maçãs nesses países passou por dificuldades neste ano. Vale ressaltar que os bons preços domésticos "seguraram" a fruta no mercado interno, deixando menos espaço para as maçãs importadas no período.

Mas, o que esperar para os próximos meses, com o início da temporada europeia? Ao contrário das expectativas iniciais, o novo prognóstico da WAPA (Associação Mundial de Maçãs e Peras) indica que a produção na Europa terá um decréscimo de até 20% neste ano – resultado das intempéries climáticas em alguns países do continente ao longo do período de brotação e frutificação.

Contudo, há exceções: França, Espanha e Portugal podem contrariar este cenário e aumentar o volume colhido nesta campanha, segundo notícias veiculadas no Fresh Fruit Portal e no Fresh Plaza. Vale destacar que estes três países são alguns dos maiores exportadores da Europa ao Brasil – e, apesar de existir a possibilidade de incremento dos envios, é mais provável que as frutas sejam destinadas de forma mais expressiva ao continente europeu, tendo em vista a "quebra" de safra dos principais produtores de maçã da Europa.
Fonte: noticiasagricolas
Produtores de arroz vão poder parcelar pagamento dos financiamentos e preços de mercado. 21/08/2019
A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) em prorrogar o pagamento das parcelas de finan...
Artigo Leia mais
Milho segunda safra bate recorde de produção com aumento de 26% em produtividade. 20/08/2019
Agricultores pioneiros no cultivo de grãos ainda gostam de chamar a segunda safra de milho de ...
Artigo Leia mais
Cenoura: Com recuo na área de inverno, resultados são positivos. 19/08/2019
A safra de inverno 2019 de cenoura está correspondendo às expectativas e trazendo bons retorn...
Artigo Leia mais
PIB do agro cresce em maio e acumula alta no ano. 18/08/2019
O PIB do Agronegócio brasileiro cresceu 0,65% em maio de 2019, de acordo com cálculos realiza...
Artigo Leia mais

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados