Artigo - Ouro Safra
Plantio do trigo avança no Paraná.
A estimativa de área do trigo mantém-se em 1 milhão de hectares, mas é 9% menor do que na safra passada, segundo dados do relatório do Deral - Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O plantio avança nos campos. O período seco depois as chuvas intensas no Paraná contribuiu para esse resultado, favorecendo a entrada das máquinas a campo. As condições das lavouras plantadas estão 95% boas e 5% médias. No mesmo período do ano passado, os índices eram de, respectivamente, 79% e 17%. A expectativa de produção é de 3,2 milhões de toneladas, 15% a mais do que na safra anterior.

O destaque negativo do atual relatório está nas áreas mais secas do Norte Pioneiro, região que tradicionalmente tem problemas com a falta de umidade. "Estamos com 3% da área em floração e, com isso, mais suscetíveis a geadas", afirma o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Winckler Godinho. "A partir de agora, começa um período mais crítico para o trigo, quando necessita de um pouco mais de água e não sofrer com geadas fortes nas regiões que estão entrando em florescimento", acrescenta.

Apesar de começar a safra com valores melhores do que em 2018, agora o preço do trigo no Paraná estabilizou na comparação com o ano passado, e a saca de 60 kg é comercializada por R$ 46,00.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, há uma expectativa de chuva nestes primeiros dias de julho. A temperatura cai de forma acentuada no decorrer desta semana e há previsão de geada para o dia 06/07.

CEVADA
A cevada tem 34% da área plantada, o dobro na comparação com o mesmo período do ano passado. Do total de 58 mil hectares estimados, 20 mil estão plantados. A área é 4% maior do que no ano passado, quando foi de 55,6 mil hectares.

A região de Ponta Grossa, segunda maior produtora, já plantou 70% da área. Guarapuava, que lidera a produção no Paraná, está com 20% da área plantada e tem 50% da produção comercializada, de acordo com engenheiro agrônomo do Deral, Rogério Nogueira. A estimativa cresceu 20% em relação à safra passada, atingindo 264 mil toneladas.
Fonte: agrolink
Colheita de milho do centro-sul do Brasil já passa da metade. 16/07/2019
Produtores do centro-sul do Brasil já realizaram a colheita em mais de metade da área de milh...
Artigo Leia mais
Exportações de grãos da Ucrânia atingem novo recorde. 19/07/2019
A Ucrânia acabou registrando bons números relativos à exportação, não somente de grãos, ...
Artigo Leia mais
ALFACE/CEPEA: frio reduz o consumo e preço cai. 18/07/2019
Os preços da alface caíram novamente nas regiões paulistas de Ibiúna e Mogi das Cruzes nos ...
Artigo Leia mais
Consumo mundial de trigo deve aumentar em 19/20. 17/07/2019
A oferta e o consumo mundiais de trigo na safra 2019/20 devem ser maiores do que os da temporad...
Artigo Leia mais

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados