Artigo - Ouro Safra
Produtor economiza até 15% comprando em grupo.
A compra conjunta de insumos pelo agricultor é uma medida simples, mas eficiente, para a redução de custos na propriedade rural, segundo a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Neste ciclo agrícola, que começa com tendência de baixa rentabilidade, a opção deve ser considerada pelos produtores como uma alternativa concreta.

Dados do projeto Referência, benchmarking feito há sete anos pela Aprosoja-MT mostram que a economia pode chegar a 10% na compra de fertilizantes e a 15% na aquisição de sementes. A prática é mais frequente entre as propriedades participantes do Referência localizadas na região Sul: 62,5% do total. Em seguida, estão os produtores da região Leste: 14,3% dos que integram o projeto Referência adotaram a compra coletiva de insumos.

De acordo com o gerente de Planejamento da Aprosoja-MT, Cid Sanches, o formato encontrado pelo produtor para viabilizar a compra em conjunto varia muito de caso para caso.

– Muitos optam pelas cooperativas, mas há muitos casos de união mais informal, em que um produtor faz a compra em seu nome para um grupo de vizinhos. A fórmula não importa muito: o que vale é a iniciativa de se reunirem para economizar – observa.

Na compra de adubos pelos agricultores que participam do Referência, a economia variou de 9,7% a 11,6%, dependendo do tipo de fertilizante. Os percentuais foram bem mais generosos em relação à aquisição de sementes de soja. Com a compra em conjunto, foi possível economizar de 11,7% a 36,2%.

– São percentuais muito positivos, que poderão ajudar e muito o produtor a enxugar sua planilha de custos. Esse exercício se torna essencial daqui pra frente, em que a tendência é de redução cada vez maior da rentabilidade do produtor – orienta o gerente da Aprosoja-MT.
Fonte: Notícias Agrícolas
Puxadas pelo milho, exportações do agro atingem US$ 8,4 bilhões em outubro 16/11/2019
As vendas externas do milho registraram valor e quantidade recorde exportada para o mês de out...
Artigo Leia mais
Produção de açúcar do CS dispara 57,8% na 2º quinzena de outubro, diz Unica 16/11/2019
SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar do centro-sul do Brasil na segunda quinzena de ...
Artigo Leia mais
Exportações de café brasileiro atingem 3,4 milhões de sacas em outubro 14/11/2019
No mês passado, o Brasil exportou 3,4 milhões de sacas de café - considerando a soma de caf...
Artigo Leia mais
Biodiesel: Abiove, setor irá produzir 6,8 milhões de m³ para atender demanda de 2020 13/11/2019
Na última semana o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, oficializou que o aumento d...
Artigo Leia mais

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados