Decreto estadual autoriza desapropriações para obras também entre Mairinque e Alumínio.
A rodovia Raposo Tavares (SP-270) será duplicada também no trecho entre Mairinque e Alumínio. O decreto que trata da situação foi publicado no Diário Oficial no dia 28 de abril e permite a realização de desapropriação no entorno da rodovia, administrada pela concessionária CCR ViaOeste e sob regulação da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Atualmente, a obra de duplicação compreende um trecho de Sorocaba, de quase dois quilômetros, na região de Brigadeiro Tobias.
Conforme a publicação, o Governo de São Paulo declarou a utilidade pública áreas necessárias para o projeto de implantação de duplicação na Rodovia Raposo Tavares. Com a publicação do documento, é possível iniciar a liberação das áreas na altura do km 67+000 ao km 87+200. O início dos trabalhos neste trecho depende de outras liberações para que haja um cronograma concreto de obras, como novos Decretos de Utilidade Pública (DUPs) e o processo de licenciamento ambiental.
As obras a serem realizadas integram o pacote de duplicação do km 46 ao km 89, entre Alumínio, Mairinque e Sorocaba, previsto em contrato de concessão entre Estado e a concessionária.
Em andamento
A duplicação da rodovia Raposo Tavares já está em andamento no segmento entre o km 86+900 e o km 89+700, no bairro Brigadeiro Tobias, em Sorocaba. Os trabalhos foram iniciados em abril e atualmente as equipes estão trabalhando com os sistemas de drenagem e adequação do leito de um córrego que margeia a rodovia, bem como estão atuando em aterros, terraplanagem, corte de taludes — terreno em declive — e compactação do solo.
As obras contemplam a construção de nova pista no sentido capital com duas faixas de rolamento e acostamento pavimentado. Também serão implantados dispositivos de segurança como defensas metálicas e barreiras rígidas para segregar as duas pistas em toda a extensão deste segmento. O projeto inclui ainda a construção de novos viadutos no km 87+300, km 88+800, km 89+100 e 89+300, em paralelo às estruturas já existentes.
Está prevista a implantação de nova alça para possibilitar o retorno no dispositivo localizado no km 87+300. O investimento previsto neste trecho de quase três quilômetros é de R$ 46 milhões. O prazo contratual para conclusão desse trecho é dezembro de 2022.
Com relação ao novo trecho anunciado, entre Mairinque e Alumínio, não foi informado o prazo para conclusão da obra.
Por Jornal Cruzeiro do Sul
Foto Fábio Rogério
Comentários