Veja como está a produção em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Quem produz arroz na região Sul tem sofrido com o clima, já que geadas e excesso de chuvas têm prejudicado as lavouras na região, fazendo com que a produtividade e qualidade dos grãos fiquem comprometidas, de acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná, o Deral.
O produtor Cristiano Daneti produz feijão em Vicente Dutra, no Rio Grande do Sul e viu sua primeira safra sair prejudicada justamente por causa do clima, tanto pela estiagem como pela geada. “Fomos colher e acabou virando em torno de 10 a 12 sacas por hectare de feijão. Uma perda muito grande de 80%, ocasionada pela seca e um pouco da geada no início do ciclo”.
João Gomes também planta feijão na mesma cidade e lamenta o fato de ter perdido quase toda a produção. “Na primeira safra, tivemos uma perda de 70%, com a estiagem e geada. Na safrinha, a gente pretende plantar só um pouco para fazer a semente nova”, contou.
O gerente de planejamento da Emater-RS, Rogério Mazzardo, explica que o clima prejudicou produtores de várias cidades. “Tivemos regiões que tiveram perdas acentuadas que variam de 50% até 70% do seu potencial produtivo. A produtividade tem variado de 1.200 a 1.800 quilos por hectare. A primeira safra de feijão, estimamos uma área em torno 37,363 mil hectares distribuídos em todo o estado do Rio Grande do Sul.”
Leia na íntegra no site Canal Rural
Foto Epagri
Comentários