Notícia - Ouro Safra
Brasil acelera o passo e área plantada com soja chega a 54%
Toda semana o Projeto Soja Brasil trará uma atualização sobre o andamento do plantio da soja em todo o país. Para isso, contará com os dados compilados e levantados pela consultoria Safras & Mercado, assim como de entidades estaduais, como o Imea (MT), Emater (RS) e o Deral (PR).
Até a semana terminada no dia 6 de novembro, o plantio total do Brasil chegou a 54,2% da área estimada em 38,3 milhões de hectares de soja em 2020/2021 (Safras & Mercado). No mesmo período do ano passado, a semeadura estava na casa dos 54,7% e a média normal para o momento é de 52%.
Quem mais plantou
O Paraná é o estado que mais área cultivou até o momento, com 83%, contra 82% de 2019 e 78,2% da média para o período.
Depois aparecem: Mato Grosso (82%), Mato Grosso do Sul (65%) e Goiás (52%).
Quem menos plantou
Segundo levantamento da Safras & Mercado, os estados que menos plantaram até esse momento são: Piauí (10%), Rio Grande do Sul (18%) Maranhão e Bahia com 20% cada um.
Paraná
Por conta do feriado ocorrido na semana passada, o Departamento de Economia Rural (Deral), não fez atualização de seus dados sobre o plantio da soja.
Mato Grosso
A semeadura da safra de soja 2020/2021 de Mato Grosso atingiu 83,2%, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com número obtido até 6 de novembro. Na semana anterior, o índice era de 53,9%. No mesmo período do ano passado, o plantio estava em 91,5%. A média para o período é de 81,7%.
tabela mostrando avanço do plantio da soja em MT
Rio Grande do Sul
Mesmo com poucas chuvas, o Rio Grande do Sul conseguiu avançar bastante no plantio da soja nesta última semana, mostra o levantamento realizado pela Emater-RS. Agora o estado já semeou 17% da área de 6 milhões de hectares, ou seja 10 pontos percentuais a mais que os 7% da semana passada.
Vale destacar que agora o ritmo de plantio da soja está mais rápido que no mesmo período de 2019, que era de 16%, mas ainda um pouco atrás da média histórica, que é de 18%.
Fonte: Canal rural

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados