Notícia - Ouro Safra
Fazenda americana dá exemplo de produção diversificada.
O produtor americano, John Maxwell, de Donahue, no Estado de Iowa, produz mais de 10 produtos diferentes em uma fazenda de dois mil hectares. O sucesso da produção já atraiu três mil pessoas, de mais de 50 países. Ele explica que, de longe, a produção de soja e milho são as mais rentáveis. Maxwell aposta que os preços vão ficar mais altos para essa safra. As lavouras vão bem e devem render alta produtividade.
– Eu estive em partes diferentes dos Estados Unidos, e lá as culturas não estão tão boas. Acho que tem um pensamento meio artificial. Eles pensam que se o clima está bom em algumas áreas, ele vai ser bom em todos os lugares, e isso não é verdade. Tem lugares nos EUA, principalmente, na parte Central do Cinturão do milho que não estão tão bons. Consequentemente, não vai ter a quantidade de colheita que o governo acha que vai ter – conta Maxwell.
Apesar das perspectivas de preços melhores para este ano. O produtor divide as atenções com as outras atividades da fazenda. Ele tem gado de leite, produz queijo e ainda mantém um comércio na beira da estrada. Para cuidar de tudo, ele conta com a esposa, Joan Maxwell. Ele destaca que é ela que fica atenta as notícias e as tendências dos mercados.
– É um desafio se antecipar ao mercado e entender o que esta acontecendo no mundo de forma que a gente possa se beneficiar das altas das baixas – diz Joan.
O bom relacionamento do casal parece que se reflete também nos negócios.
– Eu sou muito diferente. Muitos fazendeiros são muito bem sucedidos, mas tem um, dois ou três produtos. Sou diferente porque tenho muitas coisas que se integram umas as outras e dependem uma das outras, mas do ponto de vista econômico, uma não vai bem sem a outra. Isso equilibra e transforma o negócio – diz ele.
Fonte: CANAL RURAL

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados