Notícia - Ouro Safra
Mercado fica estável diante de incertezas na China
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que a China comunicou a ocorrência de um foco do vírus da gripe aviária na província de Hunan.
A safra de feijão verão em Minas Gerais terá grandes perdas, conforme explica Regis Wilson, produtor rural de Unaí. Segundo ele, na região noroeste do estado, a quebra estimada é de 30% a 40%, com estragos causados pelo veranico em meados de janeiro e, mais recentemente, pelo excesso de chuvas.
A China irá diversificar canais de importação, aumentar as aquisições de produtos agrícolas que atendam à demanda doméstica e intensificar o apoio ao cultivo de soja com alto rendimento.
Apesar da recuperação dos preços dos ovos na segunda semana de janeiro e do produto ter registrado o melhor preço para o mês desde 2013, os custos de produção ainda representam um grande desafio para o avicultor. De acordo com a pesquisadora do Cepea/Esalq, Juliana Ferraz, mesmo com a valorização dos ovos no fim do mês, em janeiro deste ano o produtor viu seu poder de compra cair ao mesmo nível que no mesmo período de 2019. A expectativa é que as cotações de ovos continuem sustentadas em fevereiro, mas isso não impede que a margem de lucro continue a estreitar, caso os insumos permaneçam em movimento de alta.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o risco do coronavírus se tornar mais disseminado mundialmente continua alto. Analisando o atual estágio da doença, já considerada uma emergência global de saúde pública, a entidade estimou que a comunidade internacional terá de investir, entre fevereiro e abril deste ano, aproximadamente US$ 675,680 milhões em políticas públicas para ajudar países a conter o surto de coronavírus.
Ao longo deste mês, as exportações de frango para a China devem começar a ganhar mais tração devido às crises sanitárias que ocorrem no país, segundo o analista da Radar Investimentos, Douglas Coelho. Entretanto, ainda não é possível afirmar que deva haver uma supervalorização nos preços do produto para exportação, já que o frango é um animal de fácil ajuste de produção em relação à demanda.
Investidores retiraram 393 bilhões de dólares do índice de ações de referência da China, venderam o iuan e abandonaram commodities devido aos temores sobre a disseminação do coronavírus e seu impacto econômico, impulsionando as vendas no primeiro dia de comércio na China desde feriado do Ano Novo Lunar.
Fonte: noticias agricolas

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados