Notícia - Ouro Safra
Petrobras reduz preço do diesel em 7,5% nas refinarias
Seguindo a forte baixa do preço do petróleo no mercado internacional, a Petrobras reduziu nesta quarta, 18, o preço da gasolina e do diesel nas refinarias em 12% e 7,5%, respectivamente, na maior queda do ano, com validade a partir desta quinta, 19. No caso do diesel, a baixa é válida para o S10 e o S500. O último reajuste havia sido na quarta-feira passada, 12, quando a estatal reduziu em 9,5% o preço da gasolina e o do diesel em 6,5%.
Com a nova redução, o preço da gasolina vendida nas refinarias já caiu 30,1% e o diesel 29,1% no ano, ainda não totalmente repassada para o consumidor, avaliam analistas. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos postos de abastecimento a gasolina desde janeiro até o dia 14 de março caiu 1,3% e o diesel 3,8%.

A queda no preço do petróleo começou após uma crise desencadeada entre Rússia e Arábia Saudita, que levou o país do Oriente Médio a aumentar a produção e reduzir os preços praticados pela estatal Saudi Aramco.

A iniciativa está relacionada ao impacto econômico da epidemia do coronavírus, que tem abalado os mercados ao redor do globo e levado entidades a revisarem projeções da economia global em 2020. Houve um fracasso nas negociações entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e países aliados para uma redução coordenada da oferta da commodity.
O reajuste dos preços para baixo ou para cima dos combustíveis no Brasil leva em conta a prática de preços competitivos, como preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação, nível de participação no mercado e mecanismos de proteção via derivativos.
Fonte: Canal rural

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados