Notícia - Ouro Safra
Plantio da soja já ocupa metade da área no oeste da Bahia
Segundo a empresa Plasteca, a semeadura foi pausada, nesses últimos dias, por conta das chuvas. As lavouras já implantadas estão em condições normais
O plantio de soja no oeste da Bahia está em torno de 50% da área, projetada em 1,625 milhão de hectares, segundo o engenheiro agrônomo, Landino Dutkievicz, diretor técnico da Plasteca. Os trabalhos estão dentro da média dos últimos anos. A expectativa é que, até o final do mês, o implante supere 70% da área.
“Ficamos sem chuvas entre os dias 8 e 15 e até o dia 11 os trabalhos de plantio foram intensificados. No dia 12, poucos produtores, dependendo do lugar e do tipo de solo, ainda plantaram, mesmo com pouca umidade. As chuvas voltaram na noite do dia 15 e alguns produtores já voltaram a plantar, confiando nas previsões. Agora, as chuvas devem ir até o dia 21. Alguns, ontem e hoje, já não plantaram nada. Apesar de as previsões estarem se confirmando, as chuvas são bastante irregulares. Após o dia 21, devemos ter de 8 a 10 dias de sol”, diz Dutkievicz.
Brasil já registra 10 casos de ferrugem asiática na soja. Todos em 2 municípios
Segundo ele, as lavouras estão, de um modo geral, normais, sem pragas e “sem nada fora da curva. Considerando apenas as áreas de sequeiro já semeadas, as fases do desenvolvimento se dividem entre emergência (80%) e desenvolvimento vegetativo (20%).
Plantio da soja se recupera no Brasil e atinge 67,3% da área, diz consultoria
“Os 60 mil hectares de plantio irrigado já estão em florescimento”, afirma o diretor técnico da Plasteca. A produtividade é esperada em 66 sacas por hectare.
Fonte: Canal rural

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados