Notícia - Ouro Safra
Serra gaúcha começa a colher as lavouras de alho
A colheita do alho já iniciou na região da Serra. Na atual safra, foram plantados 1.200 hectares, em 480 propriedades rurais, o que representa um aumento de cerca de 10% em relação a 2019, estimulado pelo preço acima da média atingido pelo produto na safra passada. A estimativa da Emater/RS-Ascar é que sejam colhidas 13.200 toneladas do bulbo em 2020, gerando uma receita bruta de aproximadamente R$ 132 milhões para os agricultores.
Na região da Serra, a variedade cultivada é a São Valentin, um alho tardio, roxo, nobre e de sabor picante, características acentuadas em função do clima e do solo da região, com bastante acúmulo de horas de frio. A colheita deverá se estender até meados do mês de dezembro, apresentando bom rendimento e com bulbos bem formados e firmes. Todo o alho colhido é armazenado em galpões específicos e amplamente ventilados para possibilitar a cura dos bulbos.
Conforme o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, a última semana, de clima seco, noites frias e bastante insolação, favoreceu o desenvolvimento e manutenção da sanidade das lavouras. “A continuidade da deficiência hídrica vem sendo suprimida pela irrigação, fator indispensável para as plantas expressarem todo o seu potencial produtivo. Com algumas raras exceções, todas as lavouras já são planejadas e implantadas com a disponibilidade de sistemas de irrigação, notoriamente, o por aspersão, o que dá segurança aos produtores”, frisa.
Fonte: Emater/RS

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados