Notícia - Ouro Safra
Soja: colheita avança para 16% e ultrapassa média dos últimos anos
A área cultivada com soja na safra 2019/2020 do Brasil estava 16% colhida até a última quinta-feira, 6, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de sete pontos percentuais em uma semana, ficando atrás dos 26% do mesmo período do ano passado, mas supera ligeiramente a média de cinco anos.
Mato Grosso segue puxando o ritmo dos trabalhos, com quase metade de sua área já colhida. Os produtores têm conseguido colher nos intervalos das chuvas e, por enquanto, não há problemas significativos de excesso de umidade ou perda de qualidade.
Além disso, os relatos de produtividade seguem em linha ou acima da expectativa dos produtores.
Cenário pelo Brasil
Nos demais estados, a colheita começou a acelerar em Goiás, mas ainda é lenta em outros devido ao atraso no plantio e às chuvas registradas em algumas áreas. Mas essas precipitações são bem-vindas para a soja que ainda está enchendo grãos e reforçam a expectativa de grande safra neste ciclo 2019/2020, com produção que deve superar os 123,9 milhões de toneladas estimados em janeiro pela AgRural.
Rio Grande do Sul
O único estado que inspira certo cuidado no momento é o Rio Grande do Sul, onde a colheita só começa em março. Depois de um período seco e quente e dezembro, que dificultou o plantio e o desenvolvimento inicial em algumas áreas, o estado recebeu boas chuvas em janeiro, mas voltou a ficar seco na primeira semana de fevereiro e precisa de umidade nos próximos dias para não perder potencial produtivo.
Fonte: Canal rural

Ouro Safra® 2012. Todos direitos reservados