Alguns fatores são determinantes para alcançar bons resultados. Saiba quais
Nos últimos 25 anos a produção brasileira de soja triplicou. Os investimentos em tecnologia foram um dos fatores que contribuíram para a expansão. O planejamento da lavoura é outra ferramenta importante para garantir uma safra cheia.
De acordo com o pesquisador do setor de fitotecnia da Fundação MS para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, André Ricardo Gomes Bezerra, para obter sucesso na lavoura, o planejamento é fundamental e se inicia com a identificação do ambiente e sistema de produção de cada fazenda.
“Aqui em Mato Grosso do Sul, região do centro-sul, por exemplo, as lavouras são caracterizadas por solos mais argilosos e solos, naturalmente, mais férteis e que também têm um regime de chuva diferente. Nesses ambientes, o produtor consegue fazer uma soja, por exemplo, mais precoce ou semi-precoce e fazer uma segunda safra com milho muito mais intensivos”, comentou.
Depois de mapear o ambiente o produtor deve planejar a safra, um ano antes do plantio. Alguns fatores são determinantes para alcançar bons resultados. Confira abaixo:
- Semente certificada com alto vigor e alto poder de iluminação
- Insumos de qualidade
- Boa cobertura de solo
- Inspeção e regulagem do maquinário
- Velocidade correta do maquinário na semeadura da soja
O especialista alerta ainda para a umidade correta do solo antes de iniciar o plantio de soja. “O ideal é que se inicie quando a umidade do solo seja pelo menos 50% da capacidade de campo, para que as sementes possam germinar e produzir uma nova planta. Alguns pontos são fundamentais para que ela [soja] seja bem estabelecida na lavoura”, finaliza.
Por: Canal Rural
Foto por: Pixabay
Comentários